LESÃO NO MENISCO: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS PARA O JOELHO

Cada joelho conta com dois meniscos, um interno (medial) e um externo (lateral), sendo que a lesão no menisco medial é mais comum, já que essa articulação possui menos mobilidade.

Menisco é o nome dado às cartilagens que se situam no meio do joelho. A sua função  é amortecer impactos, estabilizar e distribuir as cargas de peso que passam por dentro da articulação. Entenda mais sobre as causas, os sintomas e os tratamentos para lesão no menisco.

O QUE CAUSA LESÃO NO MENISCO

Embora sejam anatomicamente desenvolvidos para suportar bastante peso, os meniscos são mais vulneráveis aos movimentos rotacionais. Por esse motivo, a lesão no menisco é muito recorrente em pacientes que praticam esportes.

Jovens ativos podem sofrer com entorses durante a prática de atividades esportivas e podem acontecer de duas formas: tanto ao agachar, como em choques diretos contra o adversário. Além disso, é bastante comum que a lesão no menisco esteja associada as lesões ligamentares, especialmente em pacientes que praticam futebol, basquete, voleibol e jiu-jitsu.

Além dos traumas, também existem as lesões degenerativas. Nesse caso, é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, pois estas possuem cartilagens mais fracas e finas. Dessa forma, são mais propensas a sofrer com rupturas e lesões, sendo necessário apenas uma entorse para causar problemas nos meniscos.

SINTOMAS DE LESÃO NO MENISCO

Considerando que os meniscos são responsáveis por amortecer os impactos suportados pelos joelhos, uma lesão nesta região acaba por atingir a cartilagem que reveste os ossos. Dessa forma, a lesão no menisco causa um desgaste da cartilagem, causando dor.

Inicialmente, a lesão no menisco causa dor localizada. Entretanto, poucos dias depois, o paciente passa a sentir uma dor mais aguda, além de inchaço e limitação dos movimentos. 

A prática de atividades corriqueiras também é afetada, sendo que o paciente apresenta dificuldade para andar, subir e descer escadas. Além disso, é comum que algumas posições causem estalos, bem como o travamento dos joelhos.

TRATAMENTOS PARA LESÃO NO MENISCO

Em muitos casos, a lesão no menisco é um problema relativamente simples de resolver. Pode ser baseado em um tratamento conservador, utilizando medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso do joelho e compressas de gelo. Além disso, a associação com a fisioterapia pode ser indicada para reduzir a dor, fortalecer a musculatura e frear o processo inflamatório local.

No entanto, a maioria dos casos requer a realização de cirurgia. Nesse contexto, a artroscopia de joelho entra em campo. O procedimento dura cerca de 30 minutos e é feito por meio de duas a três incisões mínimas no joelho. Apesar de ser uma cirurgia, os riscos são baixos e o paciente pode receber alta no mesmo dia.

Se você suspeita de lesão no menisco, então precisa procurar um médico especialista em joelho para fazer um diagnóstico preciso. O médico irá solicitar exames para investigar e ver detalhes da lesão, tais como o tipo, o tamanho e a localização.

Dr. Marcos é especialista em ortopedia e traumatologia em Sinop. Agende uma consulta para realizar o diagnóstico e tratamento de lesões nos joelhos.

Conteúdos de Blog:

Agende sua consulta