ARTROSCOPIA DO QUADRIL: INDICAÇÕES, PROCEDIMENTO E RECUPERAÇÃO

A artroscopia do quadril é um procedimento minimamente invasivo que utiliza o auxílio de uma câmera e instrumentos para fazer uma raspagem das saliências ósseas, devolvendo a anatomia normal ao quadril do paciente. A artroscopia de quadril é feita por meio de 2 ou 3 pequenos cortes na pele, proporcionando uma recuperação menos lenta e menos dolorosa.

QUANDO É  INDICADO A ARTROSCOPIA DO QUADRIL

A principal indicação da artroscopia do quadril é o IFA/lesão labial. Entretanto, ela possui diversas indicações, tais como: lesões da cartilagem, ressaltos do quadril, lesões do tendão do glúteo médio, tumores benignos, síndrome piriforme, entre outros.

Apesar de se tratar de um procedimento cirúrgico, as complicações são raras e, em geral sem gravidade. A artroscopia do quadril é um procedimento seguro, com altas taxas de sucesso e melhora do quadro clínico do paciente. 

COMO É A RECUPERAÇÃO DA ARTROSCOPIA DE QUADRIL

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, geralmente o paciente recebe alta já no dia seguinte à cirurgia. Já em casa, o paciente pode contar com o auxílio de muletas desde o primeiro dia, permitindo que ele caminhe de forma tranquila e segura. Além disso, a fisioterapia faz-se necessária, pois auxilia no fortalecimento muscular, treino de marcha e ganho de mobilidade do quadril operado.

Os pontos nos pequenos cortes podem ser retirados dentro de 14 dias após a cirurgia. No entanto, nesse período, o paciente precisa ter cuidados básicos com a ferida operatória, como, por exemplo, não deixar molhar ou sujar, sempre cobrindo com curativos.
Antes de definir o tratamento ideal, é preciso ter em mente que o tratamento deve ser individualizado. Sendo assim, consulte um ortopedista especialista em quadril em Sinop para agendar uma avaliação médica criteriosa.

Conteúdos de Blog:

Agende sua consulta