ARTROSE NO JOELHO: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

A doença inflamatória ou degenerativa das articulações do corpo humano é conhecida como osteoartrose ou simplesmente artrose. O joelho costuma ser uma das articulações mais afetadas, justamente pelo fato de que eles são os responsáveis por suportar o peso do corpo todo. Saiba as causas, os sintomas e os tratamentos para artrose no joelho.

O QUE CAUSA ARTROSE NO JOELHO

A artrose pode ser desencadeada por inúmeros fatores. Mas, de modo geral, as causas incluem idade avançada, obesidade e sedentarismo. Além disso, essa doença crônica é frequente em pessoas que sobrecarregam as articulações do joelho por meio de sobrepeso e movimentos repetitivos, tais como os atletas.

Quando há histórico familiar, existe uma grande chance da artrose no joelho aparecer. Além disso, pessoas que já tiveram algum tipo de lesão articular no joelho – como meniscos e ligamentos – também estão mais propensas a desenvolver artrose.

SINTOMAS DE ARTROSE NO JOELHO

O principal sintoma da artrose no joelho é a dor, mas a doença também vem acompanhada de limitações funcionais. Isso quer dizer que cada movimento provoca dor, que só alivia com repouso, causando redução da mobilidade.

Além da dor e da limitação, a artrose também provoca inchaço nos joelhos e deformidades. Se você sente algum destes sintomas, você precisa procurar um ortopedista em Sinop para fazer o diagnóstico e indicar um tratamento adequado.

TRATAMENTOS PARA ARTROSE NO JOELHO

Os tratamentos para artrose envolvem tanto procedimentos cirúrgicos como não-cirúrgicos. De modo geral, o foco está em aliviar os sintomas, impedir o agravamento do quadro e corrigir as deformidades, melhorando a qualidade de vida. 

A escolha do tratamento adequado precisa ser orientada e acompanhada por um médico ortopedista. Para tal, é preciso levar em consideração o nível da doença, a idade e o estilo de vida do paciente. Além disso, também é necessário solicitar exames complementares.

MEDICAMENTOS E FISIOTERAPIA

Para aliviar os sintomas, é possível administrar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, juntamente com a medicação, a fisioterapia cumpre o papel de fortalecer e alongar os músculos, bem como estimular a musculação e evitar a rigidez muscular.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

A artrose provoca a perda da propriedade viscosa do líquido sinovial – responsável por “lubrificar” as articulações. Nesse sentido, a viscossuplementação pode melhorar os sintomas, já que consiste na aplicação de ácido hialurônico nas articulações.

Saiba mais sobre o procedimento: Viscossuplementação em Sinop

ARTROSCOPIA – CIRURGIA NO JOELHO

Visando remover os fragmentos de cartilagem soltos na articulação e aliviar os sintomas, a artroscopia pode ser indicada para pacientes que continuam relatando dores, mesmo após o tratamento não-cirúrgico.

Embora ela não seja capaz de impedir a progressão da doença, é um tratamento fantástico para reparação de ligamentos, lesão nos meniscos, entre outras complicações no joelho.

CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO

Quando as dores não podem ser controladas com tratamentos menos complexos, é possível que haja a necessidade de um tratamento cirúrgico mais avançado. Em geral, o procedimento mais indicado para melhorar esse tipo de quadro é a colocação de uma prótese.

Em alguns casos, o desgaste atinge apenas uma parte do joelho, sendo que uma prótese parcial é o suficiente. Por outro lado, quando o desgaste é completo, pode ser indicada uma prótese total. Em ambos os casos, o objetivo da cirurgia de prótese de joelho é permitir que os pacientes realizem movimentos corriqueiros como subir e descer escadas e dirigir, além de caminhadas, natação, ciclismo e tantas outras.


Dr. Marcos Rogério, Ortopedista e Traumatologista, faz o diagnóstico e tratamento da artrose de Joelho em Sinop.

Conteúdos de Blog:

Agende sua consulta