A lesão no Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é menos recorrente do que no Ligamento Cruzado Anterior (LCA), mas igualmente dolorosa e preocupante, já que os dois ligamentos trabalham em conjunto. O LCP também está localizado dentro dos joelhos, sendo responsável por unir o osso fêmur da coxa ao osso tíbia.
Os dois ligamentos fazem um formato de “X” e cumprem o papel de estabilizar a articulação do joelho, tanto de frente para trás como de trás para a frente. Em alguns casos, a lesão no LCP está associada com lesões em outras partes do joelho, como meniscos e cartilagem.
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e os tratamentos para a lesão no ligamento cruzado posterior.
O QUE CAUSA LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR
Embora o LCP seja mais espesso e resistente, a lesão pode ocorrer quando o indivíduo sofre algum trauma na parte da frente da tíbia. Geralmente acontece em acidentes de trânsito com ciclistas, motociclistas e motoristas de carros.
A lesão no ligamento cruzado posterior também pode ocorrer durante a prática esportiva, sendo mais comum entre atletas que praticam esportes com salto e queda com impacto direto no joelho, tais como atletas de judô, jiu-jitsu, MMA e futebol americano.
SINTOMAS DE LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR
As lesões no ligamento cruzado superior podem ser classificadas em três graus de gravidade, sendo elas:
GRAU 1: Ainda é capaz de manter a articulação do joelho estável, mas com ligamento ligeiramente distendido.
GRAU 2: Pode ocorrer uma ruptura parcial, deixando o tendão frouxo.
GRAU 3: Instabilidade da articulação do joelho, com ruptura total do ligamento.
As lesões mais comuns são de grau 1 e 2, apresentando sintomas como dor e inchaço moderado. Devido ao fato de não estarem associadas ao rompimento dos ligamentos, os sintomas desaparecem depois de 2 a 4 semanas.
A sensação de instabilidade também é bastante comum, causando falseio no joelho e insegurança para caminhar e mudar de direção. Se você sofreu um trauma ou entorse e está sentindo dor no joelho, então precisa procurar um médico especialista em joelho para fazer um diagnóstico preciso. O médico irá solicitar exames para investigar e ver detalhes da lesão, tais como o tipo, o tamanho e a localização.
TRATAMENTOS PARA LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR
Alguns fatores precisam ser levados em consideração antes de iniciar o tratamento para lesão no ligamento cruzado anterior. Começando pelo fato de que é necessário identificar se a lesão foi parcial ou completa. Se for um atleta, é preciso considerar se o mesmo irá voltar para as atividades físicas ou está disposto a diminuir o ritmo das práticas esportivas.
Uma vez definido o tipo de lesão, o tratamento inicia-se com a redução dos sintomas. Nesse caso, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios é imediato, além da aplicação do gelo no local e a imobilização para repousar e confortar a articulação.
Caso seja identificada uma lesão parcial, o tratamento pode ser feito de forma conservadora, dispensando a necessidade de cirurgia no joelho. Dessa forma, o uso dos medicamentos associado com a fisioterapia é o suficiente para tratar a lesão no ligamento cruzado anterior.
No entanto, na maioria dos casos, a lesão do ligamento cruzado posterior é completa e requer a realização de cirurgia. Nesse contexto, a artroscopia de joelho entra em campo. O procedimento dura cerca de 30 minutos e é feito por meio de duas a três incisões mínimas no joelho. Apesar de ser uma cirurgia, os riscos são baixos e o paciente pode receber alta no mesmo dia.
É importante evidenciar a necessidade da cirurgia, que se não for feita, pode causar instabilidade no joelho, além de dores e inchaços. Além disso, o paciente não tratado está propenso a desenvolver artrose precoce.
Dr. Marcos é especialista em ortopedia e traumatologia em Sinop. Agende uma consulta para realizar o diagnóstico e tratamento de lesões nos joelhos.